domingo, 22 de setembro de 2013

Av 2 - Poluição , Resíduos Sólidos e Meio Ambiente

Questão 1:

Nota: Não gerada
Sobre os resíduos de aparelhos eletrônicos analisa as afirmativas abaixo e julgue-as se verdadeiras ou falsas.
I. Assim como nos EUA, no Brasil todo o lixo eletrônico é totalmente recuperado e cada tipo de material (vidro, plástico, metais, etc.) recebe uma destinação adequada.
II. São Resíduos de Aparelhos Elétricos Eletrônicos (RAEE) chamados popularmente no Brasil de “sucata de informática”, “lixo eletrônico” ou “lixo tecnológico” e, no exterior, WEEE (Waste Electrical and Electronic Equipment), Electronic waste ou e-Waste
III. Por serem totalmente encapsulados os componentes eleltrônico não causam degradação ambiental, por vazamento de substâncias químicas no meio ambiente.
Assinale a alternativa correta onde I, II e III são respectivamente:

Alternativas

1 - V, V, V
2 - V, V, F
3 - V, F, V
4 - F, V, F
5 - F, F, F

Sua resposta

Sem resposta

Questão 2:

Nota: Não gerada
Sobre o descarte de pilhas e baterias analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

Alternativas

1 - As pilhas podem ser adquiridas tanto em grandes redes de lojas, mercados, farmácias, lojas de conveniência, etc. como também no comércio informal.
2 - Apesar da aparência inocente devido aos seus pequenos tamanhos, as pilhas e baterias atualmente são um grave problema ambiental. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), são produzidas anualmente no Brasil, aproximadamente 800 milhões de pilhas, entre as chamadas secas (zinco-carbono) e alcalinas.
3 - Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno.
4 - O cádmio contido em baterias é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial e o mercúrio, ocasionar mutações genéticas. Eles também prejudicam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.
5 - Até hoje no Brasil nenhuma norma legal foi criada para controlar a produção e descarte de pilhas e baterias.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 3:

Nota: Não gerada
Sobre o uso e descarte do isopor analise as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA.

Alternativas

1 - O Isopor é composto por um plástico celular conhecido por Poliestireno Expandido – EPS.
2 - O uso do isopor é amplamente difundido devido a sua versatilidade, pode ser empregado como isolante térmico em utensílios domésticos como na construção civil e ambiente industrial.
3 - O isopor é considerado um problema ambiental devido ao grande volume de resíduos que gera, no entanto, quando colocado em aterros sanitários degrada-se facilmente, podendo ser totalmente comprimido, não ocupando espaço nas pilhas de resíduos.
4 - O isopor é composto por 98% de ar e apenas 2% de plástico e, portanto, possível de ser 100% reciclável.
5 - No mundo todo são consumidos anualmente cerca de 2,5 milhões de toneladas de EPS. No Brasil, esse consumo pulou de nove mil toneladas em 1992 para 36,5 mil no ano passado, um aumento de quase 300%.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 4:

Nota: Não gerada
Sobre as lâmpadas fluorescentes analise as afirmativas abaixo e julgue-as se verdadeiras ou falsas.
I. Lâmpadas fluorescentes são resíduos altamente perigosos, que devem ser descontaminados, pois contêm substâncias tóxicas que uma vez ingerida ou inalada causam danos ao sistema nervoso de seres vivos e a saúde humana, além de degradar o meio ambiente.
II. Lâmpadas contêm mercúrio, que é um metal altamente perigoso. Conforme norma ABNT – NBR 10004/04 estão classificadas como Resíduo Classe 1, portanto necessitam de descarte controlado, sendo indicada a sua reciclagem como medida ambiental adequada.
III. Existem empresas de reciclagem que fazem o serviço de recolhimento de no mínimo 50 lâmpadas.
Assinale a alternativa correta onde I, II e III são respectivamente:

Alternativas

1 - V, V, V
2 - V, V, F
3 - V, F, V
4 - F, V, F
5 - F, F, F

Sua resposta

Sem resposta

Questão 5:

Nota: Não gerada
Sobre o armazenamento de lâmpadas fluorescentes identifique nas recomendações abaixo a INCORRETA.

Alternativas

1 - Lâmpadas intactas não apresentam risco, todavia o funcionário deve utilizar equipamento de proteção individual ao manuseá-las. Lâmpadas quebradas devem ser manipuladas com luvas apropriadas e máscaras com filtro de carvão ativado.
2 - As lâmpadas devem ser cuidadosamente armazenadas, preferencialmente em suas embalagens originais internas e externas. Na ausência da embalagem interna original, a lâmpada deve ser individualmente enrolada em plástico bolha, ou com várias folhas de jornal.
3 - Na ausência da caixa externa, podem ser colocadas em caixas de madeira ou caixas metálicas ou de papelão duplo. Para lâmpadas do tipo ovóides é possível utilizar tambores plásticos ou metálicos com tampa.
4 - Lâmpadas quebradas devem ser sempre armazenadas em tambores ou caixas de plástico ou metal lacrados, estocados em local coberto.
5 - Locais que tiveram contato com lâmpadas quebradas devem ser limpos imediatamente pelas pessoas para que os desavisados firam-se com os cacos de vidro.

Sua resposta

Sem resposta

7 comentários:

  1. av2=45315 poluição de rsiduos solidos coooorrrretas

    ResponderExcluir
  2. 1 - 4
    2 - 5
    3 - 3
    4 - 1
    5 - 5

    ResponderExcluir
  3. gostaria de uma ajuda para fazer uma produção textual na forma de artigo envolvendo as diciplinas do semestre.

    ResponderExcluir
  4. todas estão corretas..............

    ResponderExcluir
  5. alguem fez curso de extensão- tendencias da gestão ambiental suas aplicações- legislação aplicada a gestão ambiental/ planejamento urbano. a avaliação virtual

    ResponderExcluir