segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Av 2 - Recuperação de Áreas Degradadas

Questão 1:

Nota: Não gerada
“Lixo em decomposição teria causado explosão no RJ. RIO - A secretária estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, disse que a provável causa do deslizamento foi uma explosão do gás metano em decomposição do antigo lixão situado no alto do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, Niterói, região metropolitana do Rio. O lixo em decomposição formou uma bolsa de gás metano que em contato com o ar causou a explosão ouvida pelos moradores”. (Estado de São Paulo, 8 de abril, 2010).
Para evitar desastres como o acima descrito, a recuperação (ou melhor, a remediação) de áreas utilizadas para o depósito de resíduos sólidos urbanos, bem como o planejamento de seu uso futuro, deve adotar diversos procedimentos. Em relação a estes, analise as afirmativas abaixo, e assinale a INCORRETA:

Alternativas

1 - Tratamento físico da área, tais como a cobertura do lixo compactado e drenagem e retenção de chorume e drenagem e captação de gases.
2 - Tratamento secundário, que envolve a aplicação de processos biofísico-químicos, visando reduzir o volume, toxicidade e mobilidade dos contaminantes nos resíduos. 
3 - Tratamento terciário que se refere às atividades direcionadas ao tratamento de resíduos sólidos apenas.
4 - Monitoramento ambiental da área.
5 - Considerar para a proposta de uso futuro da área, que os resíduos aterrados ainda permanecem em processo de decomposição após o encerramento das atividades por períodos que podem ser superiores a 10 anos.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 2:

Nota: Não gerada
A recuperação de áreas degradadas é uma das vertentes de políticas públicas que visam a conservação da biodiversidade brasileira, sendo adotada, por exemplo para contribuir com a implantação de “Corredores Ecológicos” (CEs), uma das principais estratégias que visam aliar conservação e uso sustentável do solo.
Sobre este tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas

1 - A recuperação de matas ciliares contíguas possibilita a formação de um corredor ecológico.
2 - Corredor Ecológico é uma faixa de vegetação que une fragmentos florestais, intensificando os processos ecológicos tais como a polinização e a dispersão de sementes. 
3 - CEs são Unidades de Conservação (tais como Parques estaduais ou Estações ecológicas) que tem forma linear, estreita.
4 - Os CEs facilitam a movimentação das espécies importantes, especialmente para aquelas que necessitam de grandes áreas para sua sobrevivência. 
5 - Um Corredor Ecológico pode ser composto por áreas ambientalmente sustentáveis, tais como parques, reservas públicas ou privadas, terras indígenas, e propriedades com sistemas agroflorestais ou ecoturismo.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 3:

Nota: Não gerada
Analise a frase abaixo e assinale a alternativa que complete as respectivas lacunas adequadamente.
Através do plantio de árvores é possível uma empresa ou um evento compensar toda, ou em parte, sua emissão de carbono (por ex. devido ao uso de energia para o deslocamento de pessoas). Isto porque as plantas promovem o "__________________" através da __________________ processo pelo qual as plantas retiram carbono da atmosfera, em forma de CO2, e o incorporam a sua biomassa (troncos, galhos e raízes).

Alternativas

1 - Sequestro de carbono; fotossíntese.
2 - Sequestro de carbono; respiração.
3 - Crédito de carbono; respiração.
4 - Efeito estufa; transpiração.
5 - Mercado de carbono; fotossíntese.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 4:

Nota: Não gerada
Sobre a recuperação de áreas de mineração, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.

Alternativas

1 - A Recuperação simultânea à extração é planejada em áreas que ainda não possuem seu uso final definido pelo proprietário.
2 - A atividade de mineração causa intensa degradação física e química do solo, mas não polui as águas subterrâneas e o ar.
3 - É obrigatória, para o licenciamento das empresas de mineração, a apresentação de um Plano de recuperação de áreas degradadas que contemple apenas a área de lavra.
4 - Por ser uma atividade extremamente necessária ao desenvolvimento social, é facultativo às empresas de mineração a apresentação de um Plano de recuperação de áreas degradadas para seu licenciamento.
5 - Uma das alternativas para recuperação, ou melhor, para a reabilitação de áreas degradadas pela mineração, especialmente aquelas situadas próximas ao perímetro urbano, é a sua transformação em parques recreativos.

Sua resposta

Sem resposta

Questão 5:

Nota: Não gerada
Analise a frase abaixo e assinale a alternativa que complete as respectivas lacunas corretamente.
A emissão de gases que aumentam o______________ tem provocado grandes alterações na composição da atmosfera, provocando sérios problemas ambientais, como ______________. Para tentar minimizar tais problemas foi criado o Protocolo de Quioto com a finalidade de propor medidas de redução de emissões desses gases na atmosfera. Para atingir as metas acordadas neste Protocolo, foi adotado, entre outros, o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), que permite aos países industrializados financiar projetos que ajudem na redução de emissão em países em desenvolvimento e receber ______________, de maneira a cumprir o seu compromisso de redução.

Alternativas

1 - Buraco na camada de ozônio; a chuva ácida; o direito de emitir gases clorofluocarbonetos. 
2 - Buraco na camada de ozônio; o câncer de pele nos seres vivos; sequestro de carbono.
3 - Efeito estufa; o resfriamento das calotas polares; créditos de carbono.
4 - Efeito estufa; o aquecimento global; créditos de carbono.
5 - Gás carbônico; a chuva ácida; sequestro de carbono.

5 comentários: