segunda-feira, 22 de abril de 2013

Av 1 - Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental - Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente



Pessoal contribuem com as respostas nos comentarios

 

Questão 1:

Nota:

Apenas um item abaixo não representou significativamente um marco histórico da intervenção humana na natureza em oposição ao capitalismo moderno, trata-se

Alternativas

1 - do controle do fogo
2 - do feudalismo
3 - da agricultura
4 - da produção em escala
5 - da revolução industrial

Sua resposta

2 - do feudalismo

Resposta gabarito

do feudalismo

Comentário do gabarito

Gabarito
Alternativa correta: b
Conteúdo programático: Desenvolvimento econômico sustentável
Competências e habilidades: Estudar os aspectos, pode-se dizer por que as organizações e instituições feudais representavam uma espécie de expressão organizacional e institucional de motivações não econômicas e/ou altruístas da sociedade. Isto porque através destas instituições e organizações a sociedade feudal buscava submeter as atividades produtivas a minuciosas regulações que refletiam o que ela entendia ser justo, de acordo como uma determinada ordem considerada ideal: desde regras detalhadas de apropriação dos recursos naturais e especificações técnicas sobre como produzir para garantir uma determinada qualidade, passando pela regulação da quantidade a ser produzida, até a determinação da distribuição do excedente e/ou do preço que seria justo. Colocar luz sobre os aspectos pouco contemplados pelo ensino sobre a economia na relação entre recursos naturais e sistema produtivo.
Justificativa: O feudalismo era uma sociedade que buscava submeter a racionalidade econômica a um conjunto de restrições de ordem não econômica e/ou altruísta.



Questão 2:

Nota:
O uso ineficiente dos recursos naturais ocorre, principalmente, devido a:

Alternativas

1 - negligência individual
2 - tecnologia insuficiente
3 - externalidade positiva
4 - falhas de mercado 
5 - altruísmo das pessoas

Sua resposta

4 - falhas de mercado 

Resposta gabarito

falhas de mercado 

Comentário do gabarito

Gabarito
Alternativa correta: d
Conteúdo programático: Princípios de Economia.
Competências e habilidades: Colocar luz sobre os aspectos pouco contemplados pelo ensino sobre a economia na relação entre recursos naturais e sistema produtivo.
Justificativa: A leitura do desenvolvimento sustentável de um país se dá à medida que sejam disponibilizados dados de desempenho ambiental.

Questão 3:

Nota:
O principal ponto que difere a economia ambiental da economia ecológica, refere-se a:

Alternativas

1 - economia ambiental vê o sistema econômico como um subsistema de um todo maior que o contém, impondo restrição absoluta à expansão e a economia ecológica como capital e recursos naturais essencialmente complementares
2 - economia ecológica não considera que os serviços ambientais tenham algum limite, ao contrário da economia ambiental
3 - economia ecológica prega a existência da sustentabilidade por conta da tecnologia, ao contrário da economia ambiental
4 - economia ecológica coloca que bens transacionados nos mercados, quando há escassez crescente de um determinado bem, elevam seu preço. Já a economia ambiental diz que os preços refletem a disponibilidade de cada recurso independente do estoque total de recursos
5 - economia ecológica diz que os recursos são finitos e que nem mesmo a tecnologia pode fazê-lo ser substituído, ao contrário da economia ambiental

Sua resposta

5 - economia ecológica diz que os recursos são finitos e que nem mesmo a tecnologia pode fazê-lo ser substituído, ao contrário da economia ambiental

Resposta gabarito

economia ecológica diz que os recursos são finitos e que nem mesmo a tecnologia pode fazê-lo ser substituído, ao contrário da economia ambiental

Comentário do gabarito

Gabarito
Alternativa correta: e
Conteúdo programático: Teoria Microeconômica ¿ Função de Produção
Competências e habilidades: Identificar a diferença entre desenvolvimento econômico com o crescimento e a lógica econômica que prevaleceu e induziu as firmas do agronegócio a busca por inovações na área de nutrição que reduzissem custos, inovações estas que foram aprovadas pelos órgãos reguladores com base em critérios científicos estabelecidos para a determinação de padrões de segurança. Este caso mostrou de modo claro e espetacular um tipo de relação de causa e efeito que até então tinha sido muito difícil de provar.
Justificativa: No início dos anos 60, Rachel Carson (1962) já havia descrito, como uma hipótese científica, uma relação similar de causa e efeito, que foram os efeitos de novas substâncias químicas sintéticas sobre os ecossistemas e os seres humanos a qual, no entanto, o
stablishment do agronegócio foi capaz durante muito tempo de desqualificar relativamente perante a opinião pública e as próprias autoridades responsáveis pela qualidade alimentar.

Questão 4:

Nota: Excelente
No debate acadêmico em Economia do Meio Ambiente as opiniões se dividem entre duas correntes principais de interpretação. São elas:

Alternativas

1 - economia política e economia ambiental
2 - princípio da precaução e economia ecológica
3 - economia ambiental e economia ecológica
4 - escala sustentável e economia ambiental
5 - economia do meio ambiente e economia política

Sua resposta

3 - economia ambiental e economia ecológica

Resposta gabarito

economia ambiental e economia ecológica

Comentário do gabarito

Gabarito
Alternativa correta: c
Conteúdo programático: Economia e Ecologia Ambiental
Competências e habilidades: Identificar que a primeira corrente é representada principalmente pela chamada Economia Ambiental e considera que os recursos naturais não representam, em longo prazo, um limite absoluto à expansão da economia. Pelo contrário, inicialmente estes recursos sequer apareciam em suas representações analíticas da realidade econômica como, por exemplo, na especificação de função de produção onde entravam apenas o capital e o trabalho. A economia funcionava sem recursos naturais. Esta visão implícita de infinitude dos recursos naturais na análise neoclássica foi objeto de crítica pioneira e sistemática por Nicolas Georgescu-Roegen . A segunda corrente de interpretação é representada principalmente pela chamada Economia Ecológica, que vê o sistema econômico como um subsistema de um todo maior que o contém, impondo uma restrição absoluta à sua expansão.
Justificativa: Capital e recursos naturais são essencialmente complementares. O progresso científico e tecnológico é visto como fundamental para aumentar a eficiência na utilização dos recursos naturais em geral (renováveis e não renováveis) e, nesse aspecto, esta corrente partilha com a primeira a convicção de que é possível instituir uma estrutura regulatória baseada em incentivos econômicos capaz de aumentar imensamente esta eficiência.




Questão 5:

Nota: Excelente

O Clube de Roma pregava:

Alternativas

1 - o crescimento zero como forma de evitar a catástrofe ambiental 
2 - que os recursos naturais não representam, em longo prazo, um limite absoluto à expansão da economia
3 - que a economia funcionava sem recursos naturais
4 - que capital e recursos naturais são essencialmente complementares
5 - que a estabilização do consumo de recursos naturais per capita dependerá de uma mudança de valores

Sua resposta

1 - o crescimento zero como forma de evitar a catástrofe ambiental 

Resposta gabarito

o crescimento zero como forma de evitar a catástrofe ambiental 

Comentário do gabarito

Gabarito
Alternativa correta: a
Conteúdo programático: Economia e Ecologia Ambiental.
Competências e habilidades: Identificar como o mercado sujeito a teoria da regulação, com industrialização acelerada, rápido crescimento demográfico, escassez de alimentos, esgotamento de recursos não renováveis, deterioração do meio ambiente. Tinham uma visão ecocentrica e definiam que o grande problema estava na pressão da população sobre o meio ambiente.
Justificativa: Em 1968, constituiu-se o Clube de Roma, composto por cientistas, industriais e políticos, que tinha como objetivo discutir e analisar os limites do crescimento econômico levando em conta o uso crescente dos recursos naturais.

Um comentário:

  1. Galera,av1 e av2Gsam bloco sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental e economia ambiental e desenvolvimento sustentável. Respostas.Obrigado.

    ResponderExcluir